quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

ATIVIDADES PARA TRABALHAR O NOME


ATIVIDADES PARA TRABALHAR O NOME

“Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.”            

                                                                             Declaração Universal dos Direitos da Criança



Através da chamada. -Cada criança pega sua ficha e coloca num quadro de pregas.

Leitura dos nomes das crianças presentes e das ausentes.

·  Espalhar os crachás no meio da rodinha para que cada criança identifique o seu, ou   que pegue de um colega e entregue.

·  Convidar algumas crianças para distribuir as fichas de nomes.

  Fazer sorteio para a escolha da criança que irá fazer determinada atividade. Mostrar o palito com o nome mostrando quem foi o sorteado.








·  Brincadeira: Mia gato - clique aqui – Esta atividade já foi postada antes. A sugestão é que para   combinar a criança que irá miar, o professor deve mostrar para a turma um crachá, assim as crianças terão que ler o nome do colega.

·         Jogo - Adivinhe quem é:



1. Para jogar, as crianças devem prestar muita atenção às distinções entre os fonemas, enquanto tentam

·  conectá-los aos nomes de que fazem parte. Com todas as crianças sentadas em círculo, diga “Adivinhe o   nome de quem eu vou dizer agora!”. A seguir, escolha o nome de um dos alunos, em segredo, e ·  enuncie separadamente apenas o fonema inicial.

2. Para nomes com uma consoante plosiva, como Daniel, o fone deve ser repetido várias vezes, de forma ·  clara e evidente: “[d], [d], [d], [d], [d]”.
3. As consoantes fricativas e as líquidas devem ser alongadas, além de repetidas (por exemplo, [s-s-s-s-s],
·  [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s].
4. Se os nomes de mais de uma criança tiverem o mesmo fonema inicial, estimule-as a adivinhar todas as
·  possibilidades. Isso introduz a questão de que todos os fonemas aparecem em palavras diferentes.

Variação:

Depois de as crianças terem se familiarizado com o jogo, você pode transferir a elas o controle. Assim que o nome de uma criança for adivinhado, ela mesma pode dar a pista para o próximo nome: “Estou pensando no nome de alguém, que ·  começa com [som].

Saiba mais!

Consoantes oclusivas ou plosivas: são as consoantes pronunciadas fechando-se totalmente o aparelho

·  fonador, sem dar espaço para o ar sair. São oclusivas as seguintes consoantes: p, t, k, b, d e g.

 Consoantes fricativas: são as consoantes pronunciadas através de uma corrente de ar que se fricciona

·  em um obstáculo. São fricativas as seguintes consoantes em português: f, j, s, ch, v e z.

 Consoantes líquidas: é o grupo que engloba as consoantes vibrantes e as consoantes laterais.

·  São líquidas em português: r, rr. l e lh.Guia Prático para Professores de Educação Infantil

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