terça-feira, 19 de março de 2013


TRABALHANDO COM RÓTULOS...

* Esclareça que rótulo é um impresso afixado em recipientes e embalagens de produtos, 
apresentando informações sobre este produto, e contendo, geralmente, a logomarca da empresa
 fabricante.
* Solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula.
* Montar um mural com os rótulos, realizando diversas explorações.
* Pedir que escolham um rótulo:
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de 
desenhos 
e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de 
validade, o peso 
líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o 
mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?
* Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as cores, 
os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto, quantidade, peso, 
data de fabricação e validade, etc. É importante questionar os alunos, perguntando para que 
servem todos os escritos e desenhos: 
Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Chamar a 
atenção de que todas as características apontadas no texto da embalagem têm a finalidade de atrair a 
atenção dos consumidores para que comprem o produto.
* As embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se constituem em recurso de grande 
valia não só para gerar atividades de leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico 
do aluno.

ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS APÓS A EXPLORAÇÃO DOS RÓTULOS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário