No vídeo acima, temos exemplo de uma atividade de contagem. Como sabem, o método Montessori sempre aborda a Matemática de forma concreta. Assim, ao mesmo tempo em que aprendem a contar, as crianças também entendem as quantidades: o que significa 2, 5, 8.
O vídeo está em inglês, mas pus a explicação abaixo:
A atividade pode ser feita com materiais facilmente encontrados em sua cozinha, como potes plásticos, copos descartáveis de iogurte, etc. No exemplo do vídeo, a professora utilizou forminhas de picolé e trabalhou com as quantidades de 1 a 6, mas você pode trabalhar de 1 a 10, ou como quiser.
Material sugerido: recipientes e palitos de picolé ( ou o que tiver em casa).
Mostre a criança 1 palito, enquanto diz :"Isto é um". Entregue-o a ela para que o coloque no recipiente. Em seguida, conte 2 palitos "Um, dois." Diga: "isto é dois", e assim sucessivamente, até chegar a 10 palitos. A cada vez que contar os palitos, entregue-os na mão da criança para que ela sinta quanto é "seis", "quatro". Em seguida, ela deverá contar os palitos que recebeu, à medida em que os deposita no recipiente. Assim ela poderá compreender que "sete" é muito mais do que "dois", por exemplo.
O objetivo não é apenas aprender a contar, mas também entender as quantidades.
OBS: No vídeo, a professora faz tanto o papel do professor como o de aprendiz. Então, fique atento, pois sempre é a criança quem coloca os palitos no pote.
A atividade pode ser feita com materiais facilmente encontrados em sua cozinha, como potes plásticos, copos descartáveis de iogurte, etc. No exemplo do vídeo, a professora utilizou forminhas de picolé e trabalhou com as quantidades de 1 a 6, mas você pode trabalhar de 1 a 10, ou como quiser.
Material sugerido: recipientes e palitos de picolé ( ou o que tiver em casa).
Mostre a criança 1 palito, enquanto diz :"Isto é um". Entregue-o a ela para que o coloque no recipiente. Em seguida, conte 2 palitos "Um, dois." Diga: "isto é dois", e assim sucessivamente, até chegar a 10 palitos. A cada vez que contar os palitos, entregue-os na mão da criança para que ela sinta quanto é "seis", "quatro". Em seguida, ela deverá contar os palitos que recebeu, à medida em que os deposita no recipiente. Assim ela poderá compreender que "sete" é muito mais do que "dois", por exemplo.
O objetivo não é apenas aprender a contar, mas também entender as quantidades.
OBS: No vídeo, a professora faz tanto o papel do professor como o de aprendiz. Então, fique atento, pois sempre é a criança quem coloca os palitos no pote.
Ensinando Quantidades a Crianças Pequenas
Quando crianças pequenas estão aprendendo a somar, subtrair ou dividir, é essencial que elas tenham muitas experiências com materiais concretos, como blocos, bolinhas, botões, para que possam realmente entender a diferença entre 3 (O O O) e 5 (O O O O O).
Como Fazer
Por que trabalhar matemática concreta?
Muitas crianças pequenas conseguem contar até 10 ou 20, mas não conseguem entregar a você 10 objetos com segurança. Se você disser a ela: "dê-me 4 bonecas, ela provavelmente vai lhe entregar todas as que conseguir carregar... Portanto, saber contar é muito diferente de entender as quantidades. A maioria das crianças pequenas sabe contar até 10, mas não entendem o que significa "10", "6", "4".
Qual a Idade da Criança?É variável. Muitas crianças de 2 anos se saem bem nessa atividade. E não é raro ver crianças de 1 ano e meio que conseguem fazer pelo menos até 5, 6 quantidades. Principalmente em se tratando de crianças que tiveram uma iniciação com o método Doman. Mas em geral, é uma atividade recomendada para crianças a partir dos 4 anos.
ADVERTÊNCIA : Ao trabalhar com crianças abaixo de 3 anos, tenha o cuidado de usar objetos grandes, que não possam ser engolidos.
Como Fazer
- Pegue umas 5 folhas de papel e faça quatro círculos em cada uma. Os círculos devem ser mais ou menos do tamanho de uma moeda de um real.
- Mostre a seu filho o cartão. diga "aqui tem 4". Peça a seu filho, que ponha 4 objetos em cima dos círculos (deve dizer "1,2,3,4"- à medida que os põe em cada círculo).
- Pratique com essas folhas por alguns dias. Então, peça a seu filho que coloque 4 objetos (feijões, botões, adesivos) em folhas em branco.
- Quando seu filho estiver seguro nessa atividade, passe a trabalhar com 5 objetos. E assim por diante, até chegar ao 10.
- A repetição e concentração em um número de cada vez, ajuda a criança a construir mais rápido o senso de realidade numérica.
Não se esqueça de inovar sempre com crianças pequenas. varie o formato e cores dos papéis e dos objetos:
Invente, tente: faça diferente!
Quando se inventa uma historinha para ensinar conceitos matemáticos, tudo adquire um grande sentido para os pequeninos. Em vez de simplesmente pedir a seu filho que ponha 5 objetos num papel, crie uma situação. Exemplo: Havia uma família com 6 filhos (representados pelos bonecos). A mãe (representada pela criança) precisa dar 5 jujubas (botões) para cada.
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