quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Após a proclamação da Independência, o Brasil ficou livre de Portugal e passou a ter um governo próprio. A forma de governo adotada foi a monarquia.
Na monarquia, quem governa o país é o rei ou imperador, e o poder passa de pai para filho.
Como vimos, o primeiro imperador do Brasil foi D. Pedro I, que passou o trono para seu filho, D. Pedro II.
D.Pedro II, que já estava no governo há muitos anos, não tinha filho homem, e quem herdaria o trono seria sua filha, princesa Isabel. Porém, a princesa era casada com um nobre francês, o conde D’Eu, e os brasileiros não aceitavam a idéia de ter um estrangeiro governando o país. Além disso, com o passar do tempo algumas pessoas começaram a fazer críticas ao governo de D.Pedro II, principalmente os:
• Fazendeiros – estavam insatisfeitos desde a libertação dos escravos. Eles queriam que o governo lhes pagasse uma indenização, isto é, devolvesse os dinheiro que os fazendeiros gastaram para comprar os escravos
• Bispos – em 1872, o papa proibiu a participação dos católicos em uma sociedade secreta chamada maçonaria, que reunia pessoas ligadas a D.Pedro II. Não aceitando essa proibição, D.Pedro II criu atritos com alguns bispos, que passaram a apoiar as idéias republicanas.
• Militares – depois da Guerra com o Paraguai, muitos militares passaram a defender a proclamação da República.

Os militares e os políticos brasileiros queriam a república, isto é, um governo dirigido por representantes escolhidos pelo povo. Eles organizaram um novo partido: o Partido Republicano.
Muitos homens destacaram-se na propaganda a favor da república, entre eles: Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva e Rui Barbosa.
A campanha pela proclamação da República aumentava cada vez mais até que, no dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca, importante líder militar da época, ocupou o Quartel General do Rio de Janeiro (hoje praça da República). Nesse dia, contando com o apoio de outros militares e políticos, ele proclamou a república.
O próprio marechal Deodoro foi escolhido para ser o primeiro presidente da República do Brasil.
No dia 17 de novembro, D Pedro II recebeu um documento pedindo que ele e sua família deixassem o país.
Com a Proclamação da República o Brasil passou a ter uma nova Constituição e uma nova bandeira.
O Brasil é até hoje uma república.

Nenhum comentário: