sábado, 20 de agosto de 2011

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

A palavra “inovar” vem sendo empregada desde o ano de 1440 e tem sua origem na palavra francesa “innovacyon” (Idade Média) significando “renovação” ou “nova maneira de se fazer as coisas”. Que inovações teriam ocorrido em 1440 é um mistério, mas independente do que tenha ocorrido, é muito provável que tenha contribuído para melhoria da vida de um bom número de pessoas.
Hoje em dia inovar não é mais novidade. De fato, parece que qualquer pessoa atualizada já identificou que a inovação é uma competência essencial que precisa ser desenvolvida. Ninguém pode negar a necessidade de melhorar continuamente.
Infelizmente, a inovação, ao contrário da matemática não possui suas fórmulas prontas. É algo que acontece com as pessoas (sujeitos inspirados, fascinados e incansáveis) que têm uma necessidade de mudar. E embora possa ser suportada por sistemas, a inovação nunca será reduzida a sistemas. Inovação é algo tumultuado, para provocá-la observe e preste atenção ao que está acontecendo com você, é aí que tudo começa. O sujeito inspirado consegue perceber uma nova maneira e corre atrás dela.
Dentro da escola muitos foram os momentos em que se tentou inovar, muitas propostas chegaram e muito se falou. Resultados adequados que minimizaram os problemas, estes foram poucos. Talvez as “inovações” chegaram sem que pudessem ser explicadas, analisadas, refletidas e compartilhadas.
Para, talvez, conseguir melhores resultados é que penso e repenso na necessidade de uma formação contínua e reflexiva dentro da escola. Formação que deve estender-se a pais, alunos e professores encaminhando suas ações frente às necessidades e anseios da comunidade escolar, respeitando espaços e estimulando a atualização teórica e prática de todo o grupo.

Francisca Escobedo Fernandez
Publicação: Cadernos de Cultura e Educação - CAPESP - Ano 4, nº12, páginas 13 e 14

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