ATIVIDADES PARA TRABALHAR O NOME
“Toda criança tem direito a um nome e a uma
nacionalidade.”
Declaração
Universal dos Direitos da Criança
Através da
chamada. -Cada criança pega sua ficha e coloca num quadro de pregas.
Leitura dos
nomes das crianças presentes e das ausentes.
· Espalhar os crachás no meio da rodinha para que cada criança identifique
o seu, ou que pegue de um colega e entregue.
· Convidar algumas crianças para distribuir as fichas de nomes.
Fazer sorteio para a escolha da criança que
irá fazer determinada atividade. Mostrar o palito com o nome mostrando quem foi
o sorteado.
· Brincadeira: Mia gato -
clique aqui – Esta atividade já foi postada antes. A sugestão é que para combinar a criança que irá miar, o professor
deve mostrar para a turma um crachá, assim as crianças terão que ler o nome do
colega.
·
Jogo
- Adivinhe quem é:
1. Para
jogar, as crianças devem prestar muita atenção às distinções entre os fonemas,
enquanto tentam
· conectá-los aos nomes de que fazem parte. Com
todas as crianças sentadas em círculo, diga “Adivinhe o nome de quem eu vou dizer agora!”. A seguir,
escolha o nome de um dos alunos, em segredo, e · enuncie
separadamente apenas o fonema inicial.
2. Para
nomes com uma consoante plosiva, como Daniel, o fone deve ser repetido várias
vezes, de forma · clara e evidente: “[d], [d], [d], [d], [d]”.
3. As consoantes fricativas e as líquidas devem ser alongadas, além de repetidas (por exemplo, [s-s-s-s-s], · [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s].
4. Se os nomes de mais de uma criança tiverem o mesmo fonema inicial, estimule-as a adivinhar todas as · possibilidades. Isso introduz a questão de que todos os fonemas aparecem em palavras diferentes.
3. As consoantes fricativas e as líquidas devem ser alongadas, além de repetidas (por exemplo, [s-s-s-s-s], · [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s].
4. Se os nomes de mais de uma criança tiverem o mesmo fonema inicial, estimule-as a adivinhar todas as · possibilidades. Isso introduz a questão de que todos os fonemas aparecem em palavras diferentes.
Variação:
Depois de as
crianças terem se familiarizado com o jogo, você pode transferir a elas o
controle. Assim que o nome de uma criança for adivinhado, ela mesma pode dar a
pista para o próximo nome: “Estou pensando no nome de alguém, que · começa com
[som].
Saiba mais!
★ Consoantes
oclusivas ou plosivas: são as consoantes pronunciadas fechando-se totalmente o
aparelho
· fonador, sem dar espaço para o ar sair. São
oclusivas as seguintes consoantes: p, t, k, b, d e g.
★ Consoantes
fricativas: são as consoantes pronunciadas através de uma corrente de ar que se fricciona
· em um obstáculo. São fricativas as seguintes
consoantes em português: f, j, s, ch, v e z.
★ Consoantes
líquidas: é o grupo que engloba as consoantes vibrantes e as consoantes
laterais.
· São líquidas em português: r, rr. l e lh.Guia
Prático para Professores de Educação Infantil
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