terça-feira, 28 de junho de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SANDUÍCHE DE DONA MARICOTA


Sequencia Didática: Alimentação
Tema:  O Sanduiche de Dona Maricota
Participantes: Alunos dos 3 ª B
Professores:
Orientadora:
Duração do Projeto: 06 aulas de 2 horas
Justificativa
Sabe-se que a infância é um período de intenso crescimento e desenvolvimento, no qual a alimentação exerce importante papel, ao passo que por meio dela é possível otimizar o potencial genético da criança ou ao contrário sua escassez ou má qualidade pode proporcionar a ocorrência de doenças futuras.
Por outro lado, a criança tende a desenvolver preferências por determinados grupos de alimentos, normalmente alimentos industrializados, e aversão a alimentos naturais como frutas, verduras e legumes, que funcionam como grandes fontes de vitaminas, minerais e fibras, indispensáveis para sua saúde.
Diante desse cenário, faz-se necessário a ação pedagógica e o estímulo aos trabalhos  que envolvam diferentes abordagens com esses grupos alimentares, a fim de que, por meio do contato direto tornem interessantes e seu consumo possa ser aumentado.


Direitos de aprendizagens:
Linguagem:
Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos com autonomia e ou pelo professor.
Utilizar vocabulários diversificados e adequados ao gênero e as finalidades propostas.
Ler textos não-verbais, em diferentes suportes.
Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia.


Matemática:
Coletar, organizar, classificar, ordenar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados.
Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.


Ciências:
Relacionar as informações científicas lidas com conhecimentos anteriores.
Aprender a planejar modos de colocar conhecimentos científicos já produzidos e idéias próprias como suposições a serem avaliadas (hipóteses a serem exploradas).
Elaborar perguntas e aprender como encontrar conhecimentos científicos já produzidos sobre o tema em questão.
Estimular o exercício intelectual.


Objetivo geral: Reconhecer os alimentos como elemento fundamental para promoção de uma vida saudável.


Objetivos específicos:


  • Levar o alunos a valorizar uma boa alimentação;
  • Aprender dar preferencia aos alimentos nutritivos e de boa qualidade;
  • Classificar os alimentos quanto a  origem  animal, vegetal ou mineral; industrializados ou não industrializados;
  • Adquirir hábitos de boa alimentação;
  • Desenvolver conceitos de quantidades, cores e formas;
  • Estimular a leitura, a  pesquisa e curiosidade em relação aos assuntos que tratam-se de alimentos;
  • Enriquecer vocabulário através dos contos trabalhados em sala de aula;
  • Reconhecer a importância dos cuidados com a alimentação;
  • Elaborar ficha ténica;


Recursos Utilizados:
Livros e revistas sobre alimentos
Lápis de cor, Tesoura
Cola, Régua
Papel sulfite
CD ,Aparelho de som,Data show
Fita adesiva

Etapas da Sequencia Didática:
1ª aula: Apresentação da Sequencia Didática:
Para iniciar  a Sequencia Didática sobre alimentação, expor a leitura  da história “O Sanduiche de Dona Maricota” usando a caixinha para contos.
Em seguida realizar  uma conversa informal com os alunos, onde serão propostos alguns questionamentos:
- Discutir com as crianças quais os sanduíches que preferem comer, o que compõem um sanduíche?
-  Qual alimento de sua preferencia?
-  Que cuidados precisamos ter com os alimentos que comemos ?
-  Qual a origem dos alimentos?
Sugerir uma pesquisa para a proxima aula.


2ª aula: Pesquisa:
Dando continuidade a Sequencia Didática os alunos realizam pesquisas em revistas, livros ou internet sobre ao tema.
Questionar  com os alunos os rótulos de embalagens dos alimentos e sua origem.
Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento. Promover debates sobre  alguns alimentos que devem ser consumidos com moderação e registrar os comentários.
Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.
Listar os alimentos, resolver cruzadinha e outras atividades de interpretação referente a história.
Comentar  que os cuidados de higiene  são fundamentais  para se ter uma boa saúde.
3ª aula: A origem dos alimentos:
Na roda de conversa questionar que os alimentos podem ser:
De origem animal, que é o caso das carnes, dos ovos, do leite e dos produtos que são feitos a partir do leite, como a manteiga e o queijo.
- De origem vegetal, que é o caso das frutas (goiaba, manga e banana), verduras (agrião, alface e brócolis), legumes (chuchu, cenoura e beterraba) e cereais (feijão, arroz e milho).
- De origem mineral, que é o caso da água e dos sais minerais. Estes últimos são encontrados na água e nos alimentos em geral.
Lembrar  que é importantancia que a carne, o ovo e o leite sejam fervidos antes de serem consumidos, assim como os cereais. Já as frutas, verduras e legumes devem ser bem lavados. Além disso, a água de beber deve ser tratada. Alguns alimentos passam por processo industrial, e muitos têm em sua composição substâncias que, em grandes quantidades, não fazem bem à nossa saúde. Assim, é importante evitar ou comer somente de vez em quando alimentos como bolachas recheadas, refrigerantes, salgadinhos e balinhas. Frituras e alimentos com muito sal, farinha branca e açúcar também devem ser evitados, já que, em excesso, podem fazer mal à saúde.
Elaborar  quadro para classificação dos alimentos quanto sua origem.

4ª aula; Pirâmide alimentar:
A professora  leva para os alunos a Pirâmede alimentar onde poderão realizar leitura e questionamento quanto aos alimentos e a que podem ser consumidos em maior e ou em menor quantidade.
Em seguida escrever seu próprio cardápio baseando nos alimentos saudáveis.
Elaborar uma  receita para montar um sanduiche.


5ª aula:  Brincando de feira
Nesta atividade os alunos poderão elaborar atividades de cálculos e conceitos em relação a quantidade, cor e formas observando o mural com rótulos.
Em grupos de 2 ou mais eles  podem elaborar  problemas baseando nos alimentos e animais apresentados na história.
Elaborar gráficos com alimentos de preferencia.
Classificar os alimentos segundo o critério de grandezas e medidas.
6ª aula: Ficha Técnica:
Dando continuida a sequencia didática  os alunos devem elaborar uma ficha técnica com as caracteristicas dos animais envolvidos na história.
Avaliação:
A avaliação será a partir de observação ao logo da propósta; levando em conta  se os alunos progridem nas questões relacionadas à boa alimentação.
Avaliar todas as atividades feitas durante a oficina, à organização de cada grupo ao longo das atividades.
Considerações finais:
A Sequencia Didática é de grande importancia para toda a comunidade escolar, pois possibilita a troca de saberes de todos os segmentos.
Os estudantes sempre demostram grande interesses, pelos temas e dinâmicas propostos, tendo em vista uma participação efetiva em todas as etapas do processo.
Professores e funcionários empenharam-se em orientar seus alunos sobre a melhor maneira de se  alimentar.
Na tentativa de apoiar seus filhos, os pais também  participam  auxiliando-os em casa, nas pesquisas.
Diante disso, acreditamos que esse tipo de atividade envolvendo educação nutricional devem ser realizados nas escolas a fim de que hábitos alimentares das crianças e famílias possam ser melhorados.


Bibliografia:



Parâmetros curriculares nacionais : apresentação dos;temas transversais, ética / Secretaria de Educação; Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.











Anexo:
Aula 01: História:
A galinha Maricota ,preparou um sanduíche: pão, milho, quirera e ovo.
Mas, quando ia comer a campainha tocou.
Era o bode Serafim, que olhou o sanduíche e exclamou:
- Vixe! Falta ai um capim.
Ai chegou Kim, o gato, cumprimentou a galinha, e vendo o sanduíche, palpitou:
- Falta a sardinha.
João, o cão, também veio com seu jeito de bom moço.
E educado sugeriu:
Coloquem nele um bom osso.
Sempre zumbindo agitada, chegou a abelha Isabel.
Olhou o esquisito recheio:
- Melhor se puser mel.
Da janela, ouvindo o papo, muito metido a bacana, falou, convencido, o macaco:
- Claro que falta banana!
- Banana? Sardinha?Mel?- era o rato Aleixo.
- Milho? Osso? Capim?- Argh!!!
- Vocês esqueceram o queijo!
A brincadeira acabou quando a raposa Celina olhou para a Maricota e falou:
- Falta galinha.
Maricota ficou muito brava:
- Fora daqui, minha gente! - jogou fora o sanduíche e começou novamente.
Pão, milho, quirere e ovo. Como era pra ter sido.
Quem quiser que faça o seu com o recheio preferido.
Do livro de Sanduíche   da Maricota de Avelino Guedes.

Editora  Moderna

Aula 02: Atividades de leitura e escrita:


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