sexta-feira, 8 de julho de 2011

SEGMENTAÇÃO DA ESCRITA

É difícil para algumas crianças perceberem a segmentação das palavras no texto. A escrita é ainda distante para essas crianças e elas provavelmente tiveram poucas experiências em atividades que estimulam essa segmentação.

Pular corda, fazer contagem, brincar de atividades corporais com ritmos e movimentos cadenciados e qualquer outro recurso que necessite controlar um período de tempo curto ajudam a ter essa noção de segmentação na escrita.

Segue abaixo uma atividade para que as crianças possam treinar a segmentação, descobrindo o que um menino fez em seu dia e percebendo que não é possível entender bem o que se escreve sem segmentação. Particularmente, sugiro que os alunos sejam orientados a circular as palavras encontradas, uma de cada cor. Acredito que, desta forma, as crianças percebem ainda melhor onde fica cada espaço entre as palavras.

Objetivo: desenvolver a atenção no momento da leitura e da escrita, bem como proporcionar reflexões sobre elementos de escrita.

UM DIA DE BRINCADEIRA
 JOSÉ PASSOU UM DIA MUITO LEGAL ONTEM. ELE DECIDIU ESCREVER TUDO O QUE ELE FEZ EM SEU DIÁRIO, MAS AINDA NÃO CONSEGUE ESCREVER BEM E JUNTA TODAS AS PALAVRAS. AJUDE-O, REESCREVENDO TUDO CORRETAMENTE. O NÚMERO DE PALAVRAS APARECE ENTRE PARÊNTESES:

EUJOGUEIPETECACOMMEUPRIMO. (6)
_______________________________________

MEUSAMIGOSJOGARAMBOLACOMIGO. (5)
_______________________________________

GANHEIUMCARRODECONTROLEREMOTO. (6)
_______________________________________

EUEMEUPAISOLTAMOSPIPANAPRAÇA. (8)
_______________________________________

Um comentário:

Jeferson Cardoso disse...

Olá Ana Alice!
Quanto empreendimento há na arte de educar!
Fique com Deus!
Bom final de semana!

Quero lhe convidar para ver e comentar ‘Esquizofrenia’ no http://jefhcardoso.blogspot.com

“Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)