Sequência didática: PARLENDA
1-Apresentação de situação
Conversa sobre parlendas que é um gênero do folclore brasileiro, usado nas brincadeiras infantis. Mesmo com a ludicidade, exerce um importante papel no desenvolvimento da criança, pois estimula a oralidade, a memorização, a expressão corporal e dentre outras habilidades.
Convidar as crianças para realizar um trabalho com o objetivo de incentivar conhecer um número maior de parlendas.
NO FINAL DO TRABALHO MEMORIZAR E BRINCAR COM ALGUMAS PARLENDAS E FILMAR PARA CADA CRIANÇA TER O SEU REGISTRO DA ORALIDADE.
2- Reconhecimento do gênero selecionado
PESQUISA E SELEÇÃO DO GÊNERO
Pesquisar com os familiares que parlendas eles conhecem.
Se possível enviarem por escrito e lerem para a criança.
LEITURA DE TEXTOS DO GÊNERO
Explicar que parlendas são textos cujo uso tem a função de brincar com as palavras, explorando-as quanto ao ritmo e a rima.
Aproveitar os textos sugeridos pelos familiares, organizar um mural na sala. A partir daí estimular a leitura dos mesmos, lendo-os com ênfase e ritmo que o gênero exige.
FUNÇÃO SOCIAL
Para que reconheçam a função social questionar:
- Para que serve esse gênero?
- Como geralmente tomamos conhecimento desse gênero?
- Onde encontramos escritos?
- Quem costuma ler textos desse gênero?
- São textos que divertem ou ensinam? Como percebemos isso?
CONTEÚDO TEMÁTICO
As parlendas exploram um assunto? Por quê?
As parlendas não necessariamente exploram um assunto, pois a função delas é, antes, trabalhar com o ritmo e a rima por meio de organização das palavras.
- Do que falam as parlendas?
- Vocês já viram uma parlenda com indicação de seu autor?
- Por que não aparece o nome dos autores das parlendas?
ESTRUTURA COMPOSICIONAL
- Como são organizadas as parlendas?
- São textos longos ou curtos?
- Depois dessas questões, proporcionar situações de leituras:
;individual (você lê para os alunos, apontando no texto)
coletiva (você aponta e todos os alunos lêem)
;Individual (você aponta e o aluno faz tentativas de leitura).
SUGESTÕES DE LEITURA
SELEÇÃO DE UM GÊNERO
ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO DA ESCRITA
PARLENDA
HOJE É DOMINGO,
PEDE CACHIMBO.
O CACHIMBO É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE OURO,
BATE NO TOURO.
O TOURO É VALENTE,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É FRACO,
CAI NO BURACO.
O BURACO É FUNDO,
ACABOU-SE O MUNDO.
(domínio popular)
PINTE, NO TEXTO, AS PALAVRAS QUE APARECEM REPETIDAS.
PINTE, NO TEXTO, AS PALAVRAS QUE TERMINAM COM O MESMO SOM OU COM UM SOM PARECIDO.
HOJE É DOMINGO,
PEDE CACHIMBO.
O CACHIMBO É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE OURO,
BATE NO TOURO.
O TOURO É VALENTE,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É FRACO,
CAI NO BURACO.
O BURACO É FUNDO,
ACABOU-SE O MUNDO.
DESCUBRA QUAIS SÃO AS PALAVRAS QUE FALTAM NA PARLENDA.
HOJE É _________________
PEDE CACHIMBO.
O ______________ É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE _____________,
BATE NO TOURO.
O TOURO É _______________,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É ________________,
CAI NO BURACO.
O BURACO É___________,
ACABOU-SE O MUNDO.
PINTE OS ESPAÇOS QUE HÁ ENTRE AS PALAVRAS DO TEXTO QUE VOCÊ COMPLETOU NA ATIVIDADE ANTERIOR
VAMOS LER NOVAMENTE O TEXTO. AGORA VAMOS FAZER UMA LISTA DAS PALAVRAS QUE TERMINAM COM A MESMA LETRA.
(E) (O)
___________ _____________
___________ _____________
___________ _____________
_____________
_____________
_____________
_____________
_____________
ESCREVA OUTRAS DUAS PALAVRAS COM A ÚLTIMA SÍLABA DE CADA NOME :
ELEFANTE- _____________ __________________
TOURO- ________________ _________________
BODE- ________________ ___________________
GATO- _______________ ___________________
GIRAFA- _______________ __________________
CAVALO- _______________ _________________
VAMOS COLOCAR O TEXTO EM ORDEM?
O CACHIMBO É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O TOURO É VALENTE,
A GENTE É FRACO,
O BURACO É FUNDO,
ACABOU-SE O MUNDO.
CHIFRA A GENTE.
PEDE CACHIMBO.
BATE NO TOURO.
CAI NO BURACO.
HOJE É DOMINGO,
O JARRO É DE OURO.
VAMOS ESCREVER NOMES DE COLEGAS DO PRIMEIRO ANO ( PODE SER DO OUTRO TURNO) QUE INICIAM COMO ALGUMAS PALAVRAS DA PARLENDA: DOMINGO____________________________________ CACHIMBO____________________________________ BARRO_______________________________________ JARRO_______________________________________ GENTE_______________________________________ FRACO_______________________________________ MUNDO______________________________________
COMPLETE A LETRA QUE FALTA NA PALAVRA:
DOMI__GO
CACH__MBO
D__MINGO
__ACHIMBO
DOM__NGO
CA__HIMBO
DO__INGO
CACHI__BO
DOMIN__O
C__CHIMBO
DOMING__
CACHIM__O
CACHIMB__
DESCUBRA QUAL É A LETRA QUE ESTÁ FALTANDO:
B__ RACO
M__NDO
__RO TO
__RO F__NDO
PINTE SOMENTE AS LETRAS QUE FORMAM A PALAVRA DOMINGO:
A G D A O H M U I Z N G Q O
PINTE AS LETRAS QUE NÃO SE REPETEM NAS PALAVRAS ABAIXO:
PEDE SEDE REDE
2 comentários:
Parabéns me ajuou muito
Ótima sequência
Parabéns. Vou aplicar nas aulas do ensino remoto.
Postar um comentário