Atividades com Nomes
das Crianças
1.
Chamada
a.
Escreva os nomes das crianças em letra de forma
(destaque a letra inicial com outra cor);
b.
Escreva o nome das crianças em letra cursiva
(destaque a letra inicial com outra cor);
c.
Escreva o nome das crianças faltando a letra
inicial.
2.
Chamada
a.
Recorte as letras do seu nome;
b.
Cole-as em uma ficha;
c.
Desenhe o seu corpo.
3.
Chamada
a.
Faça o molde das letras do alfabeto;
b.
Com os moldes cada criança desenha as letras do
seu nome;
c.
Esboce uma cruzada num papel pardo e desenhe a
letra inicial de cada nome;
d.
Cada criança deverá identificar o seu lugar pela
letra inicial e/ou pelo número de letras.
4.
Móbile
a.
Desenhe as letras do alfabeto em papelão;
b.
Recorte-as e pinte-as dos dois lados;
c.
Coloque barbante na parte superior.
5.
Bingo
a.
Faça fichas com os nomes das crianças;
b.
Cada letra deverá ficar eu um quadro;
c.
Faça pequenas fichas com as letras dos
alfabetos.
6.
Caça-palavras
a.
Faça um cartaz com os nomes das crianças
misturados com outras letras;
b.
Cada criança deverá identificar e pintar seu
nome.
7.
Chamada
a.
Faça fichas com numerais de 0 a 9;
b.
Faça fichas com as letras do alfabeto;
c.
Faça fichas com os nomes das crianças;
d.
Cada criança deverá identificar quantas letras
tem seu nome e/ou qual é a letra inicial.
8.
Palavras
a.
Faça fichas com as sílabas dos nomes das crianças;
b.
Faça um quadro em papel pardo;
c.
Identificar com as crianças o número de sílabas;
d.
Colocar os nomes no quadro e escrever o
respectivo número de sílabas ao lado.
9.
Atividades
a.
Fazer colagens das letras usando palitos de
picolés e lãs;
b.
Fazer colagens no seu nome.
10.
Atividades
a.
Fazer traçados das letras (cursiva e de fôrma –
minúscula e maiúscula);
b.
Passar cola sobre eles e cobrir com areia.
11.
Alfabetos
a.
Construir alfabetos com materiais diferentes
(espuma, madeira, isopor, lixa, papelão, etc.);
b.
Colocar em uma caixa;
c.
Solicitar que as crianças classifiquem.
12.
Atividades
a.
Faça fichas com as letras do alfabeto;
b.
Faça fichas com desenhos de objetos;
c.
A criança deverá identificar a letra inicial do
objeto.
13.
Atividades
a.
Fazer um caminho dividido no chão com fita
adesiva ou giz;
b.
Colocar uma letra em cada divisão;
c.
A criança deverá jogar um dado e andar o número
de casas conforme o dado;
d.
Deverá dizer o nome da letra e palavras que
comecem ou tenham aquela letra.
14.
Atividades
a.
Faça um alfabeto e os numerais em papel branco;
b.
Cole em garrafas de refrigerantes transparentes;
c.
Encha as garrafas com água colorida.
15.
Atividades
a.
Faça fichas com o alfabeto para cada criança;
b.
Faça fichas com gravuras de objetos diferentes;
c.
Solicite para a criança formar o nome do objeto
com as fichas.
16.
Atividades
a.
Solicitar às crianças para trazerem vários
objetos pequenos de casa;
b.
Colocar na parede fichas com os quatro tipos de
letras;
c.
Amarrar embaixo objetos trazidos após
identificação da letra inicial;
d.
Pode-se trabalhar o nome dos objetos.
17.
Caixa/saco surpresa
a.
Enfeitar uma caixa ou saco;
b.
Colocar vários objetos dentro;
c.
Solicitar que a criança identifique através do
tato os objetos;
d.
Trabalhar o nome dos objetos.
18.
Atividades
a.
Passear pelo pátio com as crianças;
b.
Recolher tudo que encontrarem pelo chão
referente às plantas;
c.
Formar uma árvore com o material encontrado;
d.
Fazer fichas com os nomes das partes das
plantas.
19.
Atividades
a.
Recortar gravuras de revistas ou livros usados;
b.
Colar as gravuras em papel sulfite;
c.
Recortar as letras que formam as palavras.
20.
Atividades
a.
Recortar as letras do alfabeto e colar em folhas
separadas de sulfite;
b.
Recortar letras de palavras e colar de acordo
com a letra indicada na folha.
21.
Atividades
a.
Recortar os rótulos dos objetos de uso diário;
b.
Colar em sulfite ou papelão encapado;
c.
Identificar a letra inicial do objeto.
22.
Atividades
a.
Fazer um esboço de cruzadinha no chão;
b.
Colocar vários rótulos no chão;
c.
Solicitar às crianças que procurem o lugar
devido de cada um e, em seguida, coloquem as letras que formam o nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário