domingo, 9 de fevereiro de 2014

ATIVIDADES COM NOMES


Atividades com Nomes das Crianças


1.       Chamada
a.       Escreva os nomes das crianças em letra de forma (destaque a letra inicial com outra cor);
b.       Escreva o nome das crianças em letra cursiva (destaque a letra inicial com outra cor);
c.       Escreva o nome das crianças faltando a letra inicial.
2.       Chamada
a.       Recorte as letras do seu nome;
b.       Cole-as em uma ficha;
c.       Desenhe o seu corpo.
3.       Chamada
a.       Faça o molde das letras do alfabeto;
b.       Com os moldes cada criança desenha as letras do seu nome;
c.       Esboce uma cruzada num papel pardo e desenhe a letra inicial de cada nome;
d.       Cada criança deverá identificar o seu lugar pela letra inicial e/ou pelo número de letras.
4.       Móbile
a.       Desenhe as letras do alfabeto em papelão;
b.       Recorte-as e pinte-as dos dois lados;
c.       Coloque barbante na parte superior.
5.       Bingo
a.       Faça fichas com os nomes das crianças;
b.       Cada letra deverá ficar eu um quadro;
c.       Faça pequenas fichas com as letras dos alfabetos.
6.       Caça-palavras
a.       Faça um cartaz com os nomes das crianças misturados com outras letras;
b.       Cada criança deverá identificar e pintar seu nome.
7.       Chamada
a.       Faça fichas com numerais de 0 a 9;
b.       Faça fichas com as letras do alfabeto;
c.       Faça fichas com os nomes das crianças;
d.       Cada criança deverá identificar quantas letras tem seu nome e/ou qual é a letra inicial.
8.       Palavras
a.       Faça fichas com as sílabas dos nomes das crianças;
b.       Faça um quadro em papel pardo;
c.       Identificar com as crianças o número de sílabas;
d.       Colocar os nomes no quadro e escrever o respectivo número de sílabas ao lado.
9.       Atividades
a.       Fazer colagens das letras usando palitos de picolés e lãs;
b.       Fazer colagens no seu nome.
10.   Atividades
a.       Fazer traçados das letras (cursiva e de fôrma – minúscula e maiúscula);
b.       Passar cola sobre eles e cobrir com areia.
11.   Alfabetos
a.       Construir alfabetos com materiais diferentes (espuma, madeira, isopor, lixa, papelão, etc.);
b.       Colocar em uma caixa;
c.       Solicitar que as crianças classifiquem.
12.   Atividades
a.       Faça fichas com as letras do alfabeto;
b.       Faça fichas com desenhos de objetos;
c.       A criança deverá identificar a letra inicial do objeto.
13.   Atividades
a.       Fazer um caminho dividido no chão com fita adesiva ou giz;
b.       Colocar uma letra em cada divisão;
c.       A criança deverá jogar um dado e andar o número de casas conforme o dado;
d.       Deverá dizer o nome da letra e palavras que comecem ou tenham aquela letra.
14.   Atividades
a.       Faça um alfabeto e os numerais em papel branco;
b.       Cole em garrafas de refrigerantes transparentes;
c.       Encha as garrafas com água colorida.
15.   Atividades
a.       Faça fichas com o alfabeto para cada criança;
b.       Faça fichas com gravuras de objetos diferentes;
c.       Solicite para a criança formar o nome do objeto com as fichas.
16.   Atividades
a.       Solicitar às crianças para trazerem vários objetos pequenos de casa;
b.       Colocar na parede fichas com os quatro tipos de letras;
c.       Amarrar embaixo objetos trazidos após identificação da letra inicial;
d.       Pode-se trabalhar o nome dos objetos.
17.   Caixa/saco surpresa
a.       Enfeitar uma caixa ou saco;
b.       Colocar vários objetos dentro;
c.       Solicitar que a criança identifique através do tato os objetos;
d.       Trabalhar o nome dos objetos.
18.   Atividades
a.       Passear pelo pátio com as crianças;
b.       Recolher tudo que encontrarem pelo chão referente às plantas;
c.       Formar uma árvore com o material encontrado;
d.       Fazer fichas com os nomes das partes das plantas.
19.   Atividades
a.       Recortar gravuras de revistas ou livros usados;
b.       Colar as gravuras em papel sulfite;
c.       Recortar as letras que formam as palavras.
20.   Atividades
a.       Recortar as letras do alfabeto e colar em folhas separadas de sulfite;
b.       Recortar letras de palavras e colar de acordo com a letra indicada na folha.
21.   Atividades
a.       Recortar os rótulos dos objetos de uso diário;
b.       Colar em sulfite ou papelão encapado;
c.       Identificar a letra inicial do objeto.
22.   Atividades
a.       Fazer um esboço de cruzadinha no chão;
b.       Colocar vários rótulos no chão;

c.       Solicitar às crianças que procurem o lugar devido de cada um e, em seguida, coloquem as letras que formam o nome.

Nenhum comentário: