domingo, 9 de fevereiro de 2014

ATIVIDADES COM PARLENDAS

Sequência didática  -  PARLENDA

1-Apresentação de situação
Conversa sobre parlendas que é um gênero do folclore brasileiro, usado nas brincadeiras infantis. Mesmo com a ludicidade, exerce um importante papel no desenvolvimento da criança, pois estimula a oralidade, a memorização, a expressão corporal e dentre outras habilidades.
Convidar as crianças para realizar um trabalho com o objetivo de incentivar conhecer um número maior de parlendas.
 NO FINAL DO TRABALHO MEMORIZAR E BRINCAR COM ALGUMAS PARLENDAS E FILMAR PARA CADA CRIANÇA TER O SEU REGISTRO DA ORALIDADE.

2- Reconhecimento do gênero selecionado

PESQUISA E SELEÇÃO DO GÊNERO
Pesquisar com os familiares que parlendas eles conhecem. Se possível enviarem por escrito e lerem para a criança.

LEITURA DE TEXTOS DO GÊNERO
Explicar que parlendas são textos cujo uso tem a função de brincar com as palavras, explorando-as quanto ao ritmo e a rima.
Aproveitar os textos sugeridos pelos familiares, organizar um mural na sala. A partir daí estimular a leitura dos mesmos, lendo-os com ênfase e ritmo que o gênero exige.

FUNÇÃO SOCIAL
Para que reconheçam a função social questionar:

  1. Para que serve  esse gênero?
  2.  Como geralmente tomamos conhecimento desse gênero?
  3.  Onde encontramos escritos?
  4.  Quem costuma ler textos desse gênero?
  5.  São textos que divertem ou ensinam? Como percebemos isso?

CONTEÚDO TEMÁTICO

  1. As parlendas exploram um assunto? Por quê?
  2. As parlendas não necessariamente exploram um assunto, pois a função delas é, antes, trabalhar com o ritmo e a rima por meio de organização das palavras. 
  3.  Do que falam as parlendas?
  4.  Vocês já viram uma parlenda com indicação de seu autor?
  5.  Por que não aparece o nome dos autores das parlendas?

ESTRUTURA COMPOSICIONAL
  1.  Como são organizadas as parlendas?
  2. Há palavras têm título?
  3.  São textos longos ou curtos?
  4. Depois dessas questões, proporcionar situações de leituras:
  5. Leitura individual (você lê para os alunos, apontando no texto)
  6. Leitura coletiva (você aponta e todos os alunos leem)
  7.  Individual (você aponta e o aluno faz tentativas de leitura).

SUGESTÕES DE LEITURA

SELEÇÃO DE UM GÊNERO

ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO DA ESCRITA

PARLENDA

HOJE É DOMINGO,
PEDE CACHIMBO.
O CACHIMBO É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE OURO,
BATE NO TOURO.
O TOURO É VALENTE,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É FRACO,
CAI NO BURACO.
O BURACO É FUNDO,
ACABOU-SE O MUNDO.
(domínio popular)


PINTE, NO TEXTO, AS PALAVRAS QUE APARECEM REPETIDAS.


PINTE, NO TEXTO, AS PALAVRAS QUE TERMINAM COM O MESMO SOM OU COM UM SOM PARECIDO.

HOJE É DOMINGO,
PEDE CACHIMBO.
O CACHIMBO É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE OURO,
BATE NO TOURO.
O TOURO É VALENTE,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É FRACO,
CAI NO BURACO.
O BURACO É FUNDO,
ACABOU-SE O MUNDO.


DESCUBRA QUAIS SÃO AS PALAVRAS QUE FALTAM NA PARLENDA.

HOJE É _________________
PEDE CACHIMBO.
O ______________ É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE _____________,
BATE NO TOURO.
O TOURO É _______________,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É ________________,
CAI NO BURACO.
O BURACO É___________,
ACABOU-SE O MUNDO.


PINTE OS ESPAÇOS QUE HÁ ENTRE AS PALAVRAS DO TEXTO QUE VOCÊ COMPLETOU NA ATIVIDADE ANTERIOR


VAMOS LER NOVAMENTE O TEXTO. AGORA VAMOS FAZER UMA LISTA DAS PALAVRAS QUE TERMINAM COM A MESMA LETRA.

(E) (O)
___________ _____________
___________ _____________
___________ _____________
_____________
_____________
_____________
_____________
_____________


ESCREVA OUTRAS DUAS PALAVRAS COM A ÚLTIMA SÍLABA DE CADA NOME :
ELEFANTE- _____________ __________________
TOURO- ________________ _________________
BODE- ________________ ___________________
GATO- _______________ ___________________
GIRAFA- _______________ __________________
CAVALO- _______________ _________________


VAMOS COLOCAR O TEXTO EM ORDEM?


O CACHIMBO É DE BARRO,

BATE NO JARRO.

O TOURO É VALENTE,

A GENTE É FRACO,

O BURACO É FUNDO,

ACABOU-SE O MUNDO.

CHIFRA A GENTE.

PEDE CACHIMBO.

BATE NO TOURO.

CAI NO BURACO.

HOJE É DOMINGO,

O JARRO É DE OURO.

VAMOS ESCREVER NOMES DE COLEGAS DO PRIMEIRO ANO ( PODE SER DO OUTRO TURNO) QUE INICIAM COMO ALGUMAS PALAVRAS DA PARLENDA:
DOMINGO____________________________________

CACHIMBO____________________________________

BARRO_______________________________________

JARRO_______________________________________

GENTE_______________________________________

FRACO_______________________________________

MUNDO______________________________________


COMPLETE A LETRA QUE FALTA NA PALAVRA:

DOMI__GO CACH__MBO
D__MINGO __ACHIMBO
DOM__NGO CA__HIMBO
DO__INGO CACHI__BO
DOMIN__O C__CHIMBO
DOMING__ CACHIM__O
CACHIMB__

DESCUBRA QUAL É A LETRA QUE ESTÁ FALTANDO:
B__ RACO
M__NDO
O__RO
TO__RO
F__NDO


PINTE SOMENTE AS LETRAS QUE FORMAM A PALAVRA DOMINGO:

A G D A O H M U I Z N G Q O


PINTE AS LETRAS QUE NÃO SE REPETEM NAS PALAVRAS ABAIXO:

PEDE
SEDE
REDE


ESCREVA A PALAVRA CACHIMBO, BURACO E MUNDO NOS QUADRINHOS ABAIXO. LEMBRE-SE DE CONTAR OS QUADRINHOS.





LIGUE A PALAVRA A SUA SÍLABA INICIAL:
DOMINGO          VA
TOURO              DO
CACHIMBO       TOU
VALENTE          CA

FORME OUTRAS PALAVRAS COM AS LETRAS DE VALENTE.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

DESCUBRA OUTRAS PALAVRAS DENTRO DAS PALAVRAS:

VALENTE       ____________
TOURO          _____________
CACHIMBO    _____________

LEIA AS PALAVRAS E CIRCULE APENAS AQUELA QUE A PROFESSORA  DITAR.

VALENTE       TOURO     BURACO
GENTE           OURO       MUNDO
CACHIMBO    JARRO      FRACO

DESCUBRA, NO TEXTO, AS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM C E COPIE-AS .

COPIE DO TEXTO UMA PALAVRA QUE TENHA:

4 LETRAS   ____________________________________

5 LETRAS  ____________________________________

3 LETRAS ____________________________________

7 LETRAS ____________________________________

COMPLETE AS PALAVRAS COM AS SÍLABAS QUE ESTÃO FALTANDO:
DOMIN___
TOU____
OU___
___LENTE
___TE
BAR___
FUN___
MUN___

NO CAÇA – PALAVRAS ENCONTRE QUATRO PALAVRAS DA PARLENDA:

O U R O P G A
Z X C V B E C
U Y T R E N D
P E D E M T H
A Q W E R T E
V A L E N T E
C G E N T T E
LIGUE AS PALAVRAS QUE TERMINAM COM SOM IGUAL.

GENTE       TOURO
FUNDO       BURACO
OURO         MUNDO
FRACO       VALENTE


MODIFIQUE A PRIMEIRA LETRA DAS PALAVRAS:
G E N T E
E N T E
E N T E
E N T E
M A T O
A T O
A T O
A T O
A T O

T O U R O
O U R O
O U R O
O U R O


ESCREVA UMA FRASE COM CADA PALAVRA:

TOURO____________________________________________________________________

BURACO___________________________________________________________________

OURO_____________________________________________________________________

DOMINGO__________________________________________________________________


ESCREVA  UMA PALAVRA PARA CADA LETRA:
T  -
O -
U -
R -
O -







Nenhum comentário: